sábado, 25 de outubro de 2008

Resumos do CM em dia pouco interessante!


6,3 milhões procuram urgências hospitalares
São menos os portugueses que procuram uma solução para os problemas de saúde nos bancos das Urgências hospitalares. Até final do ano, perto de 6,3 milhões de doentes deverão recorrer às Urgências de Norte a Sul do País. Um valor em queda pelo segundo ano consecutivo - 6,4 milhões, em 2007 e 6,5 milhões, em 2006 -, embora neste período tenham encerrado centros de saúde e Serviços de Atendimento Permanente, com a consequente deslocação dos doentes para hospitais.
Segurança sova três polícias
Um segurança de uma discoteca da zona da Costa de Caparica, Almada, está a ser procurado pela PSP, por ter agredido, com um taco de basebol, três agentes da Divisão de Loures da Polícia. Os polícias foram hospitalizados, mas só um é que se mantém internado a receber tratamento.
134 milhões em estudos e pareceres
O Estado gastou em estudos e pareceres cerca de 122 mil euros por dia entre 2004 e 2006, ou seja, 134 milhões de euros. As notícias sobre estas contratações e os elevados montantes envolvidos levaram o Tribunal de Contas a investigar uma parcela destas despesas, no valor de 30,7 milhões de euros.
Factura da Linha com penalização
A entidade gestora da Linha Saúde 24 tem sido penalizada "nos últimos meses, em alguns milhares de euros" por não cumprir dois dos onze indicadores de eficiência previstos no contrato com o Estado. Quem o admite é o responsável da Direcção-Geral da Saúde (DGS) pelo acompanhamento deste serviço, Sérgio Gomes. Em causa estão as transferências das chamadas de emergência para o INEM e as traduções de outras línguas.