quarta-feira, 22 de outubro de 2008

importantes...para além do futebol


Juros descem, prestações sobem
As prestações do crédito à habitação vão continuar a subir, na revisão dos contratos, e só começarão a reflectir a descida dos últimos dias em Dezembro, se se mantiver a tendência de descida da Euribor, a taxa de referência para os empréstimos.
Sindicato abre guerra no Ministério Público
O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) publicou ontem um duro editorial onde defende "concursos justos para postos mais bem remunerados - ao alcance de todos e não só de alguns conhecidos e sempre louvados membros".
Funcionários tratam dos passes de juízes
Uma juíza da 14ª vara do Palácio da Justiça, em Lisboa, deliberou que o carregamento dos passes sociais dos magistrados, que tem de ser feito mensalmente através de deslocação a bilheteiras, é função dos funcionários judiciais.
Devoluções de IRS feitas numa semana
A Administração Fiscal vai reembolsar os contribuintes de IRS no prazo de uma semana. A promessa foi feita ontem pelo director-geral dos Impostos, Azevedo Pereira, durante a apresentação do plano estratégico ”Qualidade no Serviço ao Contribuinte”. Aquele responsável afirmou que na concretização do plano (que terá a duração de dois anos) está previsto, já para 2009, "o pagamento tendencialmente imediato de reembolsos de impostos sobre o rendimento e de IVA a contribuintes com risco de incumprimento muito reduzido".
Mais 2,9% para salários e ajudas
A proposta do Governo para a negociação salarial na Função Pública "não traz nada de novo", actualizando salários, pensões, ajudas de custo, subsídios e suplementos na mesma percentagem: 2,9%, afirmam os sindicatos.
Cavaco promulga lei que considera injusta
O Presidente da República promulgou ontem o novo regime do divórcio, mas não lhe teceu qualquer elogio, apenas advertências. Primeiro, Cavaco Silva mantém as reservas sobre a falta de protecção das mulheres e dos filhos menores e defende que a nova lei "irá conduzir [...] a situações de profunda injustiça". Segundo: o Chefe de Estado aponta "graves deficiências técnico-jurídicas" ao diploma. Em suma, o texto não satisfaz o Presidente, mas, em comunicado, regista que o Parlamento o aprovou "por uma expressiva maioria". Apesar disso, Belém quer um acompanhamento da lei por parte da Assembleia.
Eleitores do PSD contra Santana
O PSD "faz mal" em avançar com Pedro Santana Lopes na corrida pela presidência da Câmara de Lisboa. Esta é a conclusão de uma sondagem CM/Aximage, que revela que 44,5 por cento dos inquiridos estão contra uma eventual candidatura do ex-primeiro-ministro. Apenas 38,7 por cento está a favor.
'Avó branca' faz parar Obama
Falou dela quando elogiou o sonho americano, lembrou que fora educado pela mãe e pela avó e só graças a bolsas estudara nas melhores universidades do Mundo, em Columbia e Harvard. Além disso, é a única ascendente que lhe resta depois de o pai ter falecido num acidente de viação em 1982, no Quénia, e a mãe ter morrido de cancro em 1995.
Preço do petróleo em queda
O preço do barril de Brent, o petróleo do Mar do Norte que serve de referência para Portugal, para entrega em Dezembro, mantém esta quarta-feira a tendência de queda.
Na abertura do mercado de futuros de Londres, o preço do barril de Brent recuava 2,93 dólares face ao valor com que encerrou terça-feira, cotado a 66,79 dólares.
Ministro admite dificuldades na criação de emprego
Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, admitiu esta quarta-feira que, dada a conjuntura internacional, é actualmente mais difícil criar os 150 mil postos de trabalho prometidos no início da legislatura. Uma meta que o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, também já tinha considerado complicada de alcançar.
...
O titular da pasta das Finanças ressalvou, no entanto, que até ao momento e desde 2005 “já se criaram 133 mil novos empregos”, faltando apenas 17 mil para cumprir o objectivo traçado pelo Executivo socialista.
Brown admite recessão no Reino Unido
O Primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, reconheceu esta quarta-feira que o Reino Unido está a viver uma situação difícil devido à crise financeira mundial, admitindo que “não deve provavelmente escapar à recessão”

“Depois das medidas tomadas para o sector bancário, temos agora de agir contra a recessão financeira mundial, que vai provavelmente levar também a uma recessão na Grã-Bretanha”, declarou Gordon Brown na Câmara dos Comuns, durante a sessão de perguntas ao governo.
Já na noite de ontem, o governador do Banco de Inglaterra Mervyn King tinha admitido o mesmo cenário.
Uma recessão é correntemente definida como uma contracção do Produto interno Bruto (PIB) durante pelo menos dois trimestres consecutivos.

Diário de Notícias
23 mil famílias já não pagam crédito da casa
Cogumelos chegam a Espanha dez vezes mais caros
Público
Cavaco promulgou Lei do Divórcio para evitar guerra com o Governo
Desigualdades - ricos e pobres, lado a lado, mas tão longe
24 Horas
Sousa Tavares apela a ladrão que lhe assaltou a casa que devolva o seu novo livro
Há 41 processos e queixas-crime contra deputados no Parlamento
Jornal de Notícias
Crédito malparado sobe 26,5% em apenas um ano
Diário Económico
Mitsubishi investe 20 milhões em Portugal
Saiba como ganhar com os fundos imobiliários anti-crise
Défice externo sobe 36% até Junho
Partidos vão poder receber contribuições em dinheiro
Jornal de Negócios
Beneficio fiscal viabiliza fundos para arrendamento habitacional
Imobiliário e construção são os sectores mais afectados pela subida do malparado
Lisboa, Oeiras e Cascais ficam com 200 euros de IRS a cada contribuinte
Galp baixa gasolina em seis cêntimos