terça-feira, 28 de outubro de 2008

resumo de noticias do dia

CM 291008
Violência provoca demissão em escola
A violência em meio escolar fez cair o Conselho Executivo (CE) da Escola Básica 2, 3 de Santa Maria, em Beja. "A situação tornou-se insustentável", disse ao CM Domingas Velez, presidente demissionária do CE. A responsável acrescenta que os professoresestão"cansados" dos constantes episódios vividos na escola.Preocupados com o clima de instabilidade e de segurança do estabelecimento estão também os auxiliares. "Alguns já chegaram mesmo a ser agredidos", contou Arlindo Palma representante do pessoal auxiliar da escola.
Europa baixa juros
A crise nos mercados financeiros levou ontem o governador do Banco Central Europeu (BCE) a abrir caminho para um novo corte de juros. Se o mercado interbancário acompanhar a tendência do BCE, os portugueses com crédito à habitação podem esperar uma descida acentuadada prestação a partir de Janeiro, ou mesmo ainda em Dezembro. O anúncio de Trichet permitiu acalmar os mercados que viveram ontem mais um dia negro.
Abertas concessões a ferrovias e aeródromos
O Estado vai poder concessionar à exploração de privados estradas, pistas de aviação e portos, entre outros bens do chamado domínio público. De fora deste pacote, ficam os chamados 'bens culturais' (monumentos, zonas classificadas de interesse histórico) e os 'bens militares' (quartéis de interesse estratégico e equipamento militar). Esta é uma das principais novidades do chamado Regime Geral dos Bens do Domínio Público ontem apresentado pelo Governo.
Cavaco Silva não desiste dos Açores
É o sexto veto político do Chefe de Estado. O novo Estatuto Político-Administrativo dos Açores vai regressar ao Parlamento. As reservas do Presidente da República são as mesmas que motivaram uma comunicação ao País no passado dia 31 de Julho, mas a intenção do PS é manter o diploma, e os socialistas dos Açores garantem ter "indícios" nesse sentido.
Banca em crise ganha 3,3 milhões por dia
A crise financeira internacional não impediu a Banca portuguesa de conseguir 914 milhões de euros em lucros, o que dá uma média de 3,3 milhões de euros por dia até Setembro. Os principais grupos financeiros já apresentaram os resultados do terceiro trimestre de 2008 (o Banco Espírito Santo apresenta hoje os seus números) e o negócio da concessão de crédito, da captação de depósitos e da cobrança de comissões continua a crescer.
O principal impacto negativo da crise vem das aplicações bolsistas, actividades de corretagem e participações financeiras.
outros 291008
Diário de Notícias
Privados vão gerir edifícios históricos abandonados
Alegre propõe nova via para a esquerda
Juros vão baixar na próxima semana

Público
PS recupera regras de Bagão Félix para o despedimento colectivo
Eólicas - Fábrica de Viana do Castelo com dificuldade em contratar pessoal
Cavaco e PS mantêm braço-de-ferro
Eleições Presidenciais - EUA esperam número recorde de votantes

Correio da Manhã
Crise baixa juros
Violência provoca demissão em escola
Morte em perseguição
Avenças na Função Pública fiscalizadas

Jornal de Notícias
Partidos políticos vão receber 100 milhões de euros do Estado
Cavaco veta Estatuto dos Açores pela 2ª vez e PS mantém intransigência
Juros devem baixar na próxima semana

Diário Económico
Euribor deve cair para 3,5% em Janeiro
Falências aceleram e atingem a hotelaria
Patrões querem renegociar salário mínimo
Gigantes americanos despedem em massa

Jornal de Negócios
Grande Porto: quando a oferta não casa com a procura
Empresas e câmaras já sentem estagnação de receitas
Fórum para a Competitividade diz que descida do IRC é "ilusão" do Governo
Outubro "negro" rouba mil milhões por dia à bolsa