sábado, 29 de agosto de 2009

limitação de bónus a gestores da banca


A chanceler Angela Merkel e o presidente francês Nicolas Sarkozy reúnem-se na segunda-feira, em Berlim, para preparar a Cimeira do G-20, em fins de Setembro, em Pittsburgh, destinada a tomar medidas contra nova crise económica e financeira.
Em comunicado publicado pela chancelaria federal refere-se que "Os sistemas de remuneração podem contribuir para elevar os riscos sistémicos que emanam de um banco e a Alemanha já tomou uma série de medidas para evitar excessos nas remunerações de gestores"
Merkel, em entrevista, afirmou que "é irritante que neste domínio alguns bancos continuem a fazer quase o que já faziam" e "não é possível que os bónus sejam muito superiores aos salários-base", "Sobretudo é importante que os bónus não sejam pagos de imediato, mas só após um determinado prazo, quando já se souber se a gestão teve sucesso sustentável, ou se o sucesso foi apenas efémero".
Sarkozy anunciou, por seu turno, que pretende celebrar com Berlim e com Londres um compromisso para haver uma iniciativa comum dos três grandes da União Europeia quanto à limitação dos bónus dos gestores,
Alistair Darling, ministro das Finanças britânico, também já admitiu também a possibilidade de legislar contra o pagamento de bónus excessivos a gestores.

a tentar aguentar os "tachos" e porque se julgam génios insubstituiveis, estão contra:
Bruce Forster, presidente da South Beach Capital Markets de Miami, considerou os planos de Sarkozy "ameaçadores" e disse recear que o presidente Barack Obama "se deixe influenciar pelos sussurros" do chefe de Estado francês na Cimeira do G-20 porque "Obama já anteriormente mostrou simpatia por este género de propostas".
Alguns analistas e gestores não esconderam o seu desagrado. "Trata-se de uma medida demagógica", disse ao jornal económico alemão Handelsblatt Michael Holland, do Brokerhaus Holland & Co.
Bancos ingleses já advertiram para o risco de um êxodo em massa da 'city' londrina, a praça financeira mais importante da Europa, se o Estado cortar radicalmente os bónus.
baseado em noticia do semanário "i"