sábado, 8 de agosto de 2009

Cavaco desconfia de José Sócrates


As relações entre Cavaco Silva e José Sócrates estão definitivamente estragadas. Não por razões políticas ou ideológicas, naturais em pesoas que têm trajectórias diferentes. A questão essencial que os separa dá pelo nome de ‘confiança pessoal’. O Presidente da República deixou de confiar na palavra e nos compromissos pessoais assumidos pelo primeiro-ministro na confidencialidade das reuniões que os dois têm em Belém.
O primeiro caso que deixou Cavaco Silva verdadeiramente perplexo aconteceu com o polémico Estatuto dos Açores. A reacção indignada do Presidente não aconteceu só por razões de interesse nacional, como referiu nas duas comunicações ao País, em Julho e Dezembro de 2008.
E agora, de uma forma que é encarada em Belém como uma vingança mesquinha – muito ao estilo da actual direcção do PS –, o neurocirurgião João Lobo Antunes, cavaquista confesso, foi afastado do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida por ter tido um papel muito activo no parecer que acabou por rejeitar o diploma, conhecido por ‘Testamento Vital’, que o PS queria aprovar no final da legislatura e foi obrigado por isso mesmo a deixar cair.
Correio da Manhã