sábado, 29 de agosto de 2009

pós-férias causa irritabilidade e problemas de concentração

Segundo um documento de recomendações que a Sociedade Espanhola de Medicina da Família e Comunitária (SEMFC) publica anualmente por esta altura, todas as pessoas sofrem desta síndrome, quando depois de um período de descontracção se vêem obrigadas a regressar à rotina laboral, que normalmente está associada a uma série de outras rotinas, o que «desencadeia um estado de ansiedade».
Para Madalena Lobo, psicóloga clínica especializada em perturbações de ansiedade, esta síndrome, é, no fundo, uma «versão mais alargada da sensação que as pessoas sentem Domingo à noite, de ter que voltar ao trabalho, que nos deixa a todos um pouco 'em baixo'».
A adaptação do organismo à nova realidade de ter de regressar ao trabalho é tanto mais complicada, quanto maior for o período de descanso: «Voltar à rotina depois das férias quer dizer que o organismo tem de adaptar-se a um novo horário de deitar, levantar e à hora limitada de refeição no trabalho, etc.».
As pessoas, explica, são confrontadas com "uma necessidade de mobilização a todos os níveis que induz uma reacção de stress" muito grande: «Esta adaptação súbita e brutal, que o organismo tem de fazer para passar de um ritmo de aceleração para outro completamente diferente faz com que as pessoas se sintam mal» e apresentem alguns dos sintomas acima referidos.
Já Telmo Baptista, presidente da comissão instaladora da Ordem dos Psicólogos, explica que o que as pessoas sentem no regresso ao trabalho é «apenas um processo de readaptação», considerando «exagerado falar-se em depressão pós-férias».
«A pessoa vai estar de novo sujeita a horários apertados e a um ritmo mais acelerado, após um período em que normalmente dispomos das coisas, não estamos dependentes de horários e somos muito mais senhores de nós próprios», refere.
Segundo este especialista, quem vai uma semana de férias, «se calhar nem teve tempo de desacelerar o ritmo de trabalho e não terá sequer manifestações de stress pós-férias».
Madalena Lobo precisa que o stress «tem a ver com uma pressão que é exercida sobre o organismo, seja esta boa ou má», salientando que também «há pessoas que quando entram de férias adoecem, porque o seu organismo demora a adaptar-se ao novo ritmo fisiológico».
Segundo a psicoterapeuta, para tornar o regresso ao trabalho «menos penoso», o melhor que as pessoas têm a fazer é «um 'fade out' das férias, ou seja, reservar dois a três dias para, progressivamente, começarem a reajustar os seus ritmos para voltar a encontrar o seu ritmo biológico».
Isto quer dizer, «de uma forma gradual, começar a levantar-se perto da hora que vão ter que levantar-se, deitar-se mais cedo, começar a modificar hábitos alimentares, reorganizar algumas coisas para a reentrada e estruturar mentalmente as rotinas», precisa. in Lusa/
Sol

bem sei que isto é "silly season" mas estou de acordo...após um mês de férias qualquer tuga que se preze deve ter direito a igual periodo de repouso. Óbviamente pago.