segunda-feira, 24 de agosto de 2009

diminuição do insucesso escolar


Dados avançados hoje pelo Ministério da Educação mostram que a taxa de reprovação no ensino secundário no último ano lectivo situou-se em 18 por cento, menos quatro pontos percentuais do que os 22 por cento registados em 2007/2008, enquanto no ensino básico foi de 7,7 por cento, menos 0,6 pontos percentuais do que ano lectivo anterior.

A Federação Nacional dos Professores considera positiva a diminuição da taxa de insucesso escolar nos ensinos secundário e básico, hoje anunciada pelo Governo, mas considera que tal não corresponde a melhorias na aprendizagem.
"É positivo que haja uma diminuição dos números de insucesso. Era desejável que não houvesse insucesso pelo menos ao nível do básico, mas oxalá estes números correspondessem de facto a melhorias efectivas nas aprendizagens dos alunos, o que do nosso ponto de vista não acontece", disse Manuela Mendonça, dirigente da Fenprof, acrecescentando "mais importante que um discurso laudatório sobre os avanços que se conseguiram é ter consciência do muito que falta fazer, do investimento que é preciso fazer na escola pública para que todos alunos tenham o sucesso educativo a que têm direito".
A dirigente sindical atribui ainda a diminuição das taxas de reprovação ao aumento do número de alunos a frequentar os cursos profissionais no ensino secundário, sem necessidade de realizar os exames do 12º ano.
O mesmo se passa no ensino básico, com os cursos de educação e formação, que dispensam os exames do 9º ano, nomeadamente para quem não quer continuar os estudos.
PUBLICO.PT

para o primeiro-ministro
«Esta é uma excelente notícia no que diz respeito à qualificação do país e todos sabem como estávamos precisados dessa melhoria nas qualificações». Uma situação que se deve ao trabalho feito pelo Executivo socialista.
TSF

a ministra
exaltou que as taxas de abandono e insucesso escolares diminuiram no último ano lectivo para metade, em relação aos últimos 12 anos, afirmando que «este ano, como nos anos anteriores, o que temos são melhores resultados e mais alunos e as escolas e os professores fizeram esse esforço de recuperação desses alunos, que na maior parte dos casos vão prosseguir estudos ao nível do 12º ano».
TSF

comentários para quê? artistas portugueses da estatistica...