segunda-feira, 17 de agosto de 2009

boas, menos boas e más noticias

"A balança comercial dos 16 países da zona euro com o resto do mundo apresentou um excedente 4,6 mil milhões de euros, quando um anos antes tinha tido um saldo nulo, revelou hoje uma estimativa do Eurostat. No mesmo mês, os 27 Estados-membros da UE tiveram um défice de 4,3 mil milhões de euros, face a -19,3 mil milhões um ano antes.
...
O défice energético da UE reduziu-se fortemente nos primeiros cinco meses do ano para -92,9 mil milhões de euros face a -147,9 mil milhões de Janeiro a Maio de 2008. Os excedentes de maquinaria e veículos e do sector químico também caíram.Esta evolução deu-se no entanto num contexto de queda dramática quer das exportações (-23% no semestre) quer das importações (-24%). O facto de as importações terem caído mais do que as exportações permitiu a melhoria da balança externa. Em Junho, as exportações apresentaram uma descida homóloga de 22 por cento e as importações de 26 por cento.
...
O défice comercial português, de acordo com dados ainda apenas até Maio, foi de 6,8 mil milhões de euros nos primeiros cinco meses do ano, face a um défice de 9,5 mil milhões de Janeiro a Maio de 2008. No entanto, quer as exportações quer as importações caíram a taxas idênticas, de -27%."
PUBLICO.PT

As taxas Euribor desceram, esta segunda-feira, em todos os prazos. A taxa a três meses caiu para os 0,861 por cento, a taxa a seis meses para os 1,114 por cento, ao passo que a taxa a 12 meses desceu para os 1,335 por cento. TSF