terça-feira, 25 de agosto de 2009

Polícia cercou bairro no Seixal. Onde é que está o Rui?

"A PSP cercou o bairro Quinta da Princesa, no Seixal, distrito de Setúbal, após uma noite de violência, com troca de tiros entre os moradores. Houve ainda veículos e caixotes do lixo incendiados. Há uma detenção confirmada.
...
Uma primeira patrulha chegou ao local pouco depois das 02:30h, hora em que foi dado um alerta sobre um incêndio em duas viaturas, e foi recebida "com pedradas e um cocktail molotov" na Praceta 25 de Abril.
Os desordeiros fugiram para dentro do bairro, tendo "disparado tiros e atirado cocktails molotov em número indeterminado" contra os agentes presentes. "
A troca de tiros entre a PSP e moradores da Quinta da Princesa, no Seixal, foi na noite de 24, segunda-feira, o mote para violentos confrontos ocorridos entre jovens do bairro
A SIC adiantou que pelo menos duas viaturas foram incendiadas por 'cocktails Molotov'.
Uma moradora afirmou que os confrontos foram causados por uma intervenção feita pela PSP na noite do passado domingo, onde “vários moradores foram agredidos”.
A PSP explicou que as autoridades foram chamadas a intervir numa zona perto daquele bairro social e que lá foram recebidos à pedrada. Os jovens responsáveis por essas agressões à polícia continuaram os confrontos no bairro da Quinta da Princesa, onde houve uma troca de tiros entre moradores e agentes da autoridade.
CM

Antes, em 16 de Agosto, no bairro da Bela Vista, os PSP foram apedrejados por um grupo de moradores, depois de ter sido dado uma ordem para parar uma mota. O condutor da tentou fugir e acabou detido pela polícia. Foi o suficiente para que várias dezenas de moradores tenham tentado cercar os agentes, atirando-lhes pedras e garrafas.
A PSP confirma: "Os moradores continuaram a arremessar pedras e um indivíduo efectuou dois disparos, o que levou os elementos a recorrerem à arma de fogo".
DE

E em Maio passado
'Toninho Tchibone’ era muito conhecido na Bela Vista, em Setúbal. Família e amigos revoltaram-se no sábado quando se soube que o jovem, de 23 anos, tinha morrido no Hospital de São José, em Lisboa, dois dias depois de a GNR o ter baleado na cabeça no Algarve. Foi impossível conter a raiva por o corpo só ter sido libertado para o funeral anteontem, cinco dias após a morte.
Depois de ‘Toninho’ ter sido sepultado em Algeruz, cerca de 200 pessoas regressaram ao bairro para homenagear o falecido. As explicações para os distúrbios que se seguiram divergem:.
“Passámos em romaria junto à casa dos pais, em frente à PSP', disse Mónica Moreira, prima de ‘Toninho’. “A PSP disparou quatro tiros de shotgun para o ar durante a homenagem. A Bela Vista está revoltada com as várias mortes. As pessoas cometeram erros, mas a PSP não tem direito de tirar a vida das pessoas que têm família e filhos”.

A PSP assegura ter actuado só após apedrejamentos à esquadra e posterior tentativa de invasão. Cerca de 70 agentes rodearam as instalações policiais, perante os insultos e arremesso de pedras da multidão, naquela altura já com mais de 300 pessoas. Automobilistas e motards tentaram intimidar a PSP, passando a alta velocidade.
Mónica Moreira desmente.
CM

continuo a não entender porque é que muitos dos nossos pmj continuam a chamar “jovens” aos delinquentes e aos desordeiros.