quinta-feira, 24 de abril de 2008

Depuralina no Publico!

Depuralina autorizada a voltar ao mercado
PUBLICO 24.04.2008
Quase um mês depois da suspensão da venda do suplemento dietético Depuralina, o ministro da Agricultura anunciou em conferência de imprensa que, depois de análises ao risco de saúde envolvido no consumo do suplemento, este pode voltar a ser comercializado já a partir de amanhã.

PUBLICO 04.04.2008 - 11h36 Lusa
A ministra da Saúde, Ana Jorge, esclareceu hoje que o suplemento alimentar Depuralina não foi retirado do mercado, mas apenas suspensa a sua venda até haver garantia de que o produto não tem riscos para a saúde.A ministra, que falava à margem de uma visita ao hospital de Bragança, disse que a situação está a ser averiguada e acompanhada, nomeadamente pelos ministérios da Saúde e da Economia. "Só depois de bem estudada a situação vão tomar-se outras medidas e serão acompanhadas pelos serviços competentes", afirmou. A venda do suplemento alimentar Depuralina foi suspensa terça-feira, na sequência da notificação de três casos de reacções adversas graves que podem estar associados ao consumo do produto. Segundo Ana Jorge, o alerta foi dado pelos serviços de saúde- Infarmed e Direcção-Geral de Saúde - que, em colaboração com o Ministério da Agricultura, decidiram a suspensão de venda do produto, com base no princípio da prevenção. Um comunicado da Direcção-Geral da Saúde, Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura e Autoridade Nacional do Medicamento recomenda ainda que os consumidores do suplemento suspendam o seu consumo e, caso apresentem qualquer alteração do seu estado de saúde, consultem de imediato um médico.

PUBLICO 02.04.2008 - 13h54

A empresa que comercializa o suplemento alimentar Depuralina em Portugal admite recorrer à Justiça caso não obtenha do Ministério da Agricultura respostas para a suspensão da venda do produto decretada terça-feira, disse hoje fonte da empresa.Em conferência de imprensa, Miguel Angel Isidro, o director técnico e do laboratório da empresa que comercializa a Depuralina em Espanha, Portugal e Bélgica, informou que irá reunir-se hoje com o Ministério da Agricultura em busca de respostas para a suspensão. O responsável diz esperar que na reunião com o Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura fiquem esclarecidos quais os motivos da suspensão da venda do produto e que a situação volte a ser a mesma que era na segunda-feira. Caso não obtenha os "esclarecimentos, a empresa reage em conformidade", referiu o responsável que admitiu recorrer aos tribunais "como qualquer outra pessoa que seja pisada e alvo de uma injustiça".