quarta-feira, 30 de abril de 2008


PCP apresenta moção de censura ao Governo
PCP vai apresentar uma moção de censura ao Governo, anunciou este quarta-feira o líder dos comunistas Jerónimo de Sousa, durante o debate quinzenal com o primeiro-ministro, José Sócrates no Parlamento.
A moção pretende “transportar o descontentamento, a angústia e o protesto” contra as propostas de alteração ao Código de Trabalho, disse Jerónimo de Sousa. O líder dos comunista salientou ainda que a revisão das leis laborais representam um retrocesso e ' precarizar todos os trabalhadores ' com a ameaça de desemprego e do despedimento por inadaptação.
Os fundamentos da moção de censura serão apresentados pela bancada comunista no final do debate quinzenal.
CM 30 Abril 2008 - 15h21
Tragédia em lar de Lisboa
Dois maços por dia enchiam de prazer os pulmões de Filomena, quarenta cigarros que a idosa de 92 anos não dispensava. "No dia em que deixar de fumar morro", dizia "por graça" e apoiada na bengala a cada consulta no médico. "Inveterada" até ao fim, ontem de madrugada esqueceu-se da última beata acesa e incendiou o Convento da Encarnação, na Pena, em Lisboa. Morreu queimada. O fumo além de matar por intoxicação outra idosa do lar levou 27 pessoas ao hospital, sete das quais em estado grave.
O alerta chegou aos bombeiros quando eram 03h17, já o terceiro andar do edifício era devorado pelo fogo e as chamas alastravam aos quarto e quinto pisos. A resposta de 30 homens dos Sapadores de Lisboa demorou oito minutos (ver caixa em baixo) mas já era tarde para Filomena – carbonizada dentro do seu pequeno apartamento no terceiro andar – e para Clara, 80 anos, a dormir dois andares por cima e que não resistiu ao fumo.
Os bombeiros conseguiram evacuar 27 pessoas em dificuldades nos vários apartamentos do antigo convento, onde estavam 64 idosos, um vigilante e três funcionárias no Centro de Recolhimento da Capital.
A maioria vive em espaços independentes, com quarto e casa de banho e "uma das grandes dificuldades, além de ser um prédio de estrutura antiga e difíceis acessos, é o facto de a maioria das vítimas ter problemas de locomoção e de audição", adiantou ao CM o comandante dos Sapadores, tenente-coronel Carlos Fernandes.
Os 27 idosos foram evacuados para os hospitais de São José, Santa Maria e Curry Cabral. Entre os sete casos mais graves, dois homens e uma mulher, 61, 80 e 82 anos, tiveram alta ao fim da tarde e quatro mulheres eram tratadas nas câmaras hiperbáricas do Hospital da Marinha. "São utilizadas pressões mais elevadas de oxigénio e consegue-se de forma mais rápida fazê-lo chegar ao sangue", explicou o médico Francisco Guerreiro.
CM 30 Abril 2008 - 00h30
Ministro pede fiscalização a combustíveis
O ministro da Economia, Manuel Pinho, pediu esta quarta-feira à Autoridade da Concorrência (AdC) para que analise, com urgência, a formação do preço dos combustíveis em Portugal, de forma a garantir que este reflicta os custos de produção.
Na carta enviada à AdC, Pinho manifestou “a sua preocupação relativamente a estas notícias, surgidas hoje na comunicação social, denunciando um novo aumento no preço do combustível no mercado a retalho”. “Tendo em conta que em 2008, e em apenas quatro meses, ocorreram já catorze subidas no preço dos combustíveis, o Ministério da Economia não pode deixar de estar em alerta para as consequências destes aumentos na esfera dos consumidores portugueses”, indica ainda um comunicado do Ministério.CM
30 Abril 2008 - 13h54
Site britânico denuncia presença de alegado pedófilo britânico
A presença na zona do Carvoeiro de um alegado pedófilo – que faz a sua vida como músico e é acusado de ter abusado de cinco filhos (quatro raparigas e um rapaz) durante 16 anos – está a levar um site britânico (www.web-weavers.co.uk/sarahslaw/irishdave.htm) a desaconselhar o Algarve, em particular aquela zona, como destino de férias.
O homem, de 56 anos, natural de Belfast, Irlanda do Norte, cumpriu três anos de cadeia por atentado ao pudor e saiu em liberdade antes da legislação britânica prever o registo para os responsáveis por crimes sexuais contra menores e o seu acompanhamento.CM
30 Abril 2008 - 00h30
743 milhões em chumbos
A retenção e desistência de alunos do Ensino Básico e Secundário custa mais de dois milhões de euros por dia aos portugueses.
O Ministério da Educação (ME) não tem estimativas do custo financeiro que representa ‘chumbar’ os alunos, mas, cruzando os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e do Gabinete de Estatística do ME, chega-se a um total de 743 milhões de euros anuais. Isto porque, segundo o relatório ‘Education at a Glance 2007’, da OCDE, cada aluno do Ensino Não Superior custa, em Portugal, cinco mil euros ao ano. Segundo o ME, em 2006/2007 estavam matriculados no ensino público 1 168 307 alunos: 950 473 no Básico e 217 834 no Secundário.
A taxa de retenção/desistência no Básico foi de dez por cento (95 047 casos), enquanto no Secundário foi de 24,6 por cento (53 587 alunos). Feitas as contas, os 148 634 estudantes do 2.º ao 12.º anos que ficaram retidos ou abandonaram a escola custaram mais de 743 milhões de euros aos bolsos dos portugueses, sem quaisquer resultados.
CM 30 Abril 2008 - 10h00
Fisco penhora cavalos Lusitanos
A repartição de Finanças de Arruda dos Vinhos penhorou e vai vender oito cavalos de raça Lusitana para pagar uma dívida de 16 913 euros da empresa JDS Montagens Estruturas Metálicas Lda. Os animais, que no conjunto valem mais de 55 mil euros, deverão ser vendidos no dia 30 de Maio, aquando da abertura das propostas entregues por carta fechada.
Esta penhora junta-se a milhares de outras que foram realizadas durante os primeiros três meses do ano e que já valeram aos cofres do Fisco uma receita superior a 333 milhões de euros, segundo fonte oficial do Ministério das Finanças.
O valor dos animais foi estabelecido de acordo com os critérios do Artigo 250 do Código de Processo e Procedimento Tributário (CPPT), através de recurso a um parecer técnico de um perito que ajudou a Administração Fiscal.
O animal mais caro penhorado e que vai à praça é um garanhão Lusitano, preto e com o nome de ‘ Ohio’, com 13 anos e que tem como valor-base de venda 17 500 euros.
Seguem-se dois cavalos ruços (o ‘Quite II’ e o ‘Quebra-bilhas’) com 11 anos, ambos com o valor-base de venda de 8750 euros.
Depois dos salários, dos carros, das casas, das contas bancárias e até das quotas de sociedades comerciais, a Administração Fiscal decidiu garantir o pagamento das dívidas através da penhora de animais.
CM 30 Abril 2008 - 12h00
MAI quer garantir mais de um agente nas esquadras
O Ministério da Administração Interna emitiu esta quarta-feira um despacho sobre a organização do dispositivo das forças de segurança para garantir que estejam de serviço nas instalações da PSP e da GNR mais do que um agente ou militar.
Em comunicado, o ministério adianta que o despacho pretende garantir que as forças de segurança organizem o dispositivo e as escalas para que ' não haja esquadras ou postos apenas com um agente ou militar de serviço '. O despacho do Ministério da Administração Interna surge após o incidente ocorrido domingo na esquadra de Moscavide, Loures, quando perto de 15 homens invadiram o local onde estava só um polícia e agrediram um jovem de 20 anos que pretendia apresentar queixa do grupo, que depois se pôs em fuga.
CM 30 Abril 2008 - 17h42


Sócrates considera desnecessário plano de estímulo à economia
O primeiro-ministro, José Sócrates, considera que a moção de censura contra o Governo anunciada hoje pelo PCP durante o debate quinzenal no Parlamento será uma "moção de censura contra o diálogo na concertação social", garantindo que o Executivo não se deixa "intimidar". Publico 300408
Paulo Portas acusa Governo de lucrar com subida dos preços dos combustíveis
Santana Lopes propõe plano de estímulo à economia, Sócrates considera desnecessário
PCP apresenta moção de censura contra o Governo
Moção de censura do PCP debatida a 8 de Maio
Manuel Pinho pede à Concorrência que analise subida dos combustíveis
O Ministério da Economia e da Inovação anunciou hoje que pediu à Autoridade da Concorrência (AdC) para que analise, com urgência, a formação do preço de combustíveis em Portugal, de forma a garantir que este reflicta os custos de produção. Um pedido que, no entanto, esbarra no facto de a AdC já ter anunciado em Março que está a investigar precisamente esta situação. Publico 300408
Gasóleo em Espanha já ultrapassou preço da gasolina sem chumbo
Combustíveis mais caros entre 2,1 e três cêntimos por litro
despacho para garantir presença de mais de um agente nas esquadras
O Ministério da Administração Interna emitiu hoje um despacho sobre a organização do dispositivo das forças de segurança para garantir que estejam de serviço nas instalações da PSP e da GNR mais do que um agente ou militar. Publico 300408
utentes sem médico de família são metade dos 700 mil indicados
A ministra da Saúde revelou hoje que o número de utentes sem médico de família deverá ser metade dos cerca de 700 mil que têm vindo a ser indicados, números que um novo sistema informático irá em breve apurar. Ana Jorge falava à margem da Cúpula Ibero Americana de Medicina Familiar, que decorre em Fortaleza, no Brasil. Publico 300408