quinta-feira, 17 de abril de 2008

importantes para o Publico!

Milhares de trabalhadores desfilam até ao Parlamento para dar "aviso geral" ao Governo
Milhares de trabalhadores do sector público e privado desfilam hoje em direcção à Assembleia da República para "dar um aviso geral" ao Governo e às entidades empregadoras para que não tentem agravar a legislação laboral.
Ministra fala em assinatura de acordo, sindicatos apenas em “entendimento”
Apoio, acordo e diálogo. Para a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, estão são as três palavras que resumem o memorando sobre o processo de avaliação dos professores, assinado esta manhã entre a tutela e os sindicatos representativos da classe. Contudo, a Plataforma Sindical insiste que não se chegou a um acordo, mas sim a um “entendimento”, já que as grandes questões ao nível da política de educação continuam por resolver.
Trabalhadores independentes prejudicados na atribuição do abono de família
A atribuição do abono de família a trabalhadores independentes está a ser feita de forma injusta, já que não estão a ser deduzidos os custos inerentes à sua actividade no total dos rendimentos, pelo que muitas famílias perdem o acesso a esta prestação social. Por isso, o provedor de justiça, Nascimento Rodrigues, alertou o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social para a necessidade de alterar a legislação que diz respeito a este assunto.
Alargamento do prazo do crédito bonificado não irá aumentar custos do Estado
A possibilidade de alargamento dos prazos dos empréstimos bancários bonificados para a habitação, hoje anunciada pelo Governo, não implicará custos acrescidos para o Estado, garantiu o ministro das Finanças.
Santana Lopes sublinha que direcção de Menezes "resulta da vontade dos militantes"
A direcção do PSD de Luís Filipe Menezes "resulta da vontade dos militantes livremente expressa no tempo devido", sublinhou hoje o líder da bancada parlamentar social-democrata ao ser questionado sobre se este não será o momento de o partido realizar um congresso, depois de ter surgido uma crítica à presidência a nível interno.
Protecção Civil acciona alerta amarelo a partir das 20h00 e até domingo
A Autoridade Nacional de Protecção Civil vai manter accionado o alerta amarelo, o segundo de uma escala de quatro níveis, entre as 20h00 de hoje e a mesma hora do próximo domingo, devido ao vento e chuvas fortes que estão previstos a partir desta tarde e nos próximos dias.
Melhoria do clima económico de Março suportada pelo consumo privado
O consumo privado, através dos bens duradouros, terá apresentado melhor dinamismo em Fevereiro e esse comportamento favorável induziu a recuperação do indicador de clima económico, que progrediu uma décima, para 0,9 pontos em Março. Já quanto à confiança dos consumidores, esta mantém-se em queda há vários meses.
Explicação de "gaffes" e frente unida contra McCain no tenso debate Obama-Clinton
Hillary Clinton e Barack Obama, os candidatos democratas às presidenciais norte-americanas, enfrentaram-se ontem num debate de 90 minutos na cidade de Filadélfia, a poucos dias das primárias no estado de Pensilvânia, na próxima terça-feira. Boa parte do debate centrou-se nas recentes "gaffes" e "passos em falso" dos dois candidatos e no objectivo comum dos dois: derrotar o candidato republicano John McCain.
José Ramos-Horta já está em Díli
O Presidente timorense já está em Díli, depois de dois meses a recuperar - em Darwin - dos ferimentos sofridos no atentado de Fevereiro. Ramos-Horta foi recebido por milhares de pessoas no aeroporto da capital timorense, que saudaram o regresso do Prémio Nobel da Paz com aplausos e danças tradicionais, avança a RTP. Publico 17Abr08